Entendendo o Low Poo e o No Poo

Olá, pessoas lindas! Finalmente saiu o post sobre Low Poo e No Poo! Antes de explicar a técnica, vamos entender o que significa cada uma das expressões:

- Low Poo: Numa tradução livre, significa “pouco shampoo”, mas na prática, consiste em usar shampoos livres de SULFATOS. Este é o primeiro nome importante que devemos saber e logo abaixo falo um pouco mais sobre eles.

- No Poo: Se no Low Poo usamos shampoo sem sulfato, no No Poo nós NÃO USAMOS SHAMPOO. Por favor, não achem nojento. O cabelo é cuidado e lavado, mas com outros produtos.

A primeira dúvida que surge: Por que não usar sulfato? Sem entrar em detalhes químicos, o sulfato é uma substância detergente, ou seja, é o componente que faz a limpeza dos fios. O problema é que o sulfato faz uma limpeza tão profunda nos fios que acaba limpando o que não devia, como a oleosidade natural dos fios e a hidratação.

Nosso cabelo naturalmente produz óleo, pois os fios precisam de óleo. Quando você tira essa oleosidade natural, a tendência é que o couro cabeludo produza mais óleo pra suprir a falta daquele que foi tirado. Com o passar do tempo, isso causa ou oleosidade em excesso ou ressecamento.  Usando um shampoo sem sulfato, retira-se apenas a sujeira do cabelo.

Certo, então é só procurar um shampoo sem sulfato? NÃO! Vocês sabiam que condicionadores, máscaras de tratamento, cremes de pentear e outros produtos possuem na sua composição derivados de petróleo? Pois é, é o segundo termo importante que devemos saber. É comum encontrar escrito nas composições o nome Paraffinum Liquidum (Parafina Líquida), um dos vários nomes dos derivados de petróleo. Esses componentes são conhecidos por mascarar os danos do cabelo e por se acumularem nos fios. Quando você usa um produto que contém petrolatos (outro nome para derivado de petróleo), seu cabelo vai ficar brilhoso e macio, mas apenas por fora, e é por isso que são tão utilizados nos produtos. Qualquer tratamento que você quiser fazer no cabelo será em vão, pois os nutrientes não vão conseguir penetrar nos fios. Ok, mas e como eu tiro derivados de petróleo dos fios? Com sulfato! Sim, sulfato é tão forte e derivados de petróleo são tão grudentos que só um tira o outro. Portanto, para ambas as técnicas, ABOLIMOS A UTILIZAÇÃO DE SULFATOS E DERIVADOS DE PETRÓLEO.

Mas ainda tem um terceiro componente importante nessa história toda... o SILICONE. Existem dois tipos de silicones usados nos produtos: os solúveis em água e os insolúveis em água. Os silicones solúveis em água são liberados para ambas as técnicas, porém os silicones insolúveis em água necessitam de um agente limpante, que só terá no shampoo sem sulfato.

Portanto, meus amigos e minhas amigas, lembrem-se:
- No Low Poo, é PROIBIDA a utilização de SULFATOS e PETROLATOS;
- No No Poo, é PROIBIDA a utilização de SULFATOS, PETROLATOS e SILICONES INSOLÚVEIS EM ÁGUA.

Lembra que eu falei que No Poo não usa shampoo? Pois é, no No Poo você vai lavar seu cabelo com condicionadores, chás e bicarbonato de sódio, por exemplo. Como você diminui o número de substâncias no seu cabelo, seu cabelo limpa muito bem mesmo sem usar shampoo.

Lavar o cabelo com condicionador não apenas vai contra o que ouvimos a vida toda como tem um nome especial: co-wash. Existem várias opções de condicionadores para co-wash, como por exemplo o Yamasterol. Sim, aquele amarelão que às vezes a gente despreza por ser muito barato. Como nada é perfeito, o co-wash tem uma observação a mais: além de não poder ter os componentes já citados, também não pode conter silicones solúveis em água.

Quem quer seguir uma dessas técnicas precisa obrigatoriamente aprender a ler rótulos de produtos. Como eu falei num post anteriormente, no início é difícil, mas com o tempo se torna natural.

Substâncias proibidas:

Sulfatos - proibidos para ambas as técnicas

Silicones Insolúveis em Água - Proibidos apenas para No Poo e para Co-Wash

Derivados de Petróleo - Proibidos para ambas as técnicas


Antes de começar a técnica, é preciso estudá-la. Pegar os produtos que tem em casa, comparar com as tabelas, saber o que é proibido e o que é liberado, se familiarizar com os nomes... Pelo tamanho do texto dá pra ver que não é algo simples, certo? Mas, ó... Vale muito a pena!

E será que já dá pra saber se o produto abaixo é proibido ou liberado para as técnicas?

Proibido!

Quer mais informações? Assista a esse vídeo da Mari Morena. Ela segue o No Poo e pelo cabelo lindo dela dá pra ver que realmente vale cada minuto de estudo entendendo aquele monte de nome estranho.


Ainda ficou com alguma dúvida? Pergunta que eu respondo!

Beijos e até a próxima!

Comentários