A importância de se ler rótulos

Boa noite, pessoas queridas. Alguma vez vocês pensaram em ler a composição dos produtos que usam? Seja shampoo, creme, pasta de dente, detergente, etc? Se pensou e acabou lendo, entendeu o que aquilo quis dizer? É complicado, não é mesmo? Mas você já pensou a importância de saber o que cada um daqueles nomes querem dizer?

O Low Poo me ensinou a ler os rótulos de produtos de cabelos e a entender o que a maioria daqueles componentes fazem no meu cabelo – e na minha saúde! Sim, existem substâncias que não mexem apenas no cabelo, mas na saúde de modo geral. A partir daí comecei a ler o rótulo de tudo – tudo mesmo – que eu visse pela frente.      
  
Vocês sabiam, por exemplo, que há derivados de petróleo no seu condicionador? Que há substâncias tão fortes em alguns shampoos que ao invés de apenas limpar o cabelo, eles retiram a oleosidade natural do couro cabeludo, produzindo ainda mais oleosidade? Que existem conservantes que podem estar associados ao câncer? Eu sei o que vocês vão dizer. Vão dizer que hoje em dia “tudo dá câncer”. Bom, nenhum pesquisador fica anos dentro de um laboratório realizando pesquisas para falar algo que não tenha aparecido nos resultados de suas pesquisas. Se podemos evita-los, por que não?

Dia desses, no consultório dentário, conversei com o dentista sobre composição de pastas de dente. Recomendo que façam o mesmo, pois tem marcas com composições bem ruins no mercado, viu?

E por falar em mercado, não podemos confiar cegamente em um grupo que tanto visa o lucro. Não entrarei no mérito de isso ser certo ou errado ou se o capitalismo é bom ou ruim, mas vou me prender ao que acontece: eles querem vender! Quanto mais bonito seu cabelo ficar, melhor, não importa o que tenha na máscara de hidratação. Quanto mais branco seus dentes estiverem, melhor, não importa o que tenha no enxaguatório bucal. São poucas as empresas que tomam esses cuidados e as que tomam nem sempre aplicam isso em todos os produtos.

Leiam rótulos para saber o que estão empurrando para vocês! Isso não é tarefa apenas de quem tem alergia, é tarefa de todos nós! Se você souber de algum produto que utilize algo estranho na composição, boicote! Muitas pessoas já fazem isso, você não será único no meio da multidão. Leiam rótulos para saber se aquele creme é realmente bom para a sua pele ou se aquela manteiga de cacau vai realmente hidratar seus lábios. 

Quer começar mas não sabe por onde? Vou deixar abaixo uma lista que utilizamos para auxiliar os novos no Low Poo e no No Poo a identificarem quais são os componentes derivados de petróleo. Pegue qualquer produto para cabelo ou pele e vá até a composição. Procure entre todos aqueles nomes difíceis algum dos nomes presentes na tabela abaixo.



Na primeira olhada vai ser quase impossível, mas não desista. Tudo que é novo pode assustar, mas não é impossível. Faça isso nas horas vagas (pois requer um certo tempo até se pegar prática na leitura). Em pouco tempo vai se tornar natural essa leitura.

Nos próximos posts falaremos mais sobre composições e, claro, sobre Low Poo e No Poo.

Beijos e até a próxima!

Comentários