O preconceito de ser mulher!

Mulher! Fui ao dicionário saber o que significava a palavra mulher, qual a definição do dicionário para essa palavra, de 13 definições que encontrei muitas em si são machistas. Dos diversos significados passamos por: namorada, esposa, amante, ex-virgem, xingamento, indivíduo homossexual passivo. Os únicos significados reais são os primeiros: 1Ser humano do sexo feminino[...]. 2 Pessoa adulta do sexo feminino[...](dicionário michaelis).

Óbvio que encurtei as explicações machistas dadas logo em seguida dos significados, de uma delas a que mais me chamou a atenção:[...]11 O ser humano do sexo feminino que apresenta características consideradas próprias do seu sexo, como delicadeza, carinho, sensibilidade etc[...]. Mas vejam só, quer dizer que se uma mulher não for delicada, carinhosa e sensível não é mulher?

Por que tanto preconceito com o ser mulher? Tanto medo...(?)

Sim, mulher sofre preconceito somente pelo fato de ser mulher, no mercado de trabalho, em casa, na rua, e como se não bastasse além do preconceito a mulher sofre o abuso sexual, verbal e moral hoje presente na nossa sociedade. Para aqueles(homens) que duvidam de minhas palavras perguntem-se "Quantas vezes sua irmã/namorada/amiga/prima/mãe recebeu 'cantadas' na rua?". Se sua resposta for "nunca",  tenho a tendência de duvidar, ou até mesmo de lhe perguntar "você realmente perguntou isso a uma mulher?".

Motorista de ônibus
O mercado de trabalho para as mulheres ainda hoje é muito fechado, mulher para ser boa em alguma coisa precisa ter muitos cursos, precisa saber muito mais que os homens, precisa se provar melhor, ter atuado na área por muito mais tempo e mesmo assim ainda corre o risco de ganhar menos somente pelo fato de ser mulher. Muitas mulheres(por mais capacitadas que sejam) perdem cargos em entrevistas de emprego(geralmente para homens tapados) somente por que tem filhos, afinal de contas, se o filho adoecer é sempre a mãe quem fica com o filho. Em outros casos há empresas que procuram não contratar mulheres somente pelo fato de serem mulheres, afinal um dia elas podem engravidar, e daí é licença maternidade e tudo o mais, já imaginou o custo?

Nos estudo nem se fala, eu cursei faculdade na área de informática e sofri preconceito, na sala havia somente 4 mulheres e o restante homens, aguentei piadinha machista de professores, e mais que isso tive que ouvir de um professor "mulher na área de informática é um erro, mulher deveria fazer moda ou administração", penso então que sou um erro (?). Hoje há um grande esforço por parte de algumas faculdades para trazer mulheres para as áreas de exatas e engenharias.

Mulher dentro de casa então é o caos, o marido chega cansado em casa  e ainda acha que deveria ter janta pronta, já que a esposa chegou mais cedo e teoricamente não fez nada, mas o que é não fazer nada? Não fazer nada é trabalhar em casa, pois levou serviço para casa para não deixar acumular no dia seguinte. E o mais incrível é que a janta do marido deve ser feita, afinal ambos trabalharam o dia todo, a esposa está trabalhando em casa ainda, mas ahhh, ela é a mulher da casa, ela deve cozinhar.

Piloto de avião
Sem contar o preconceito religioso que coloca a culpa dos seres humanos serem expulsos do paraíso em cima de quem? Da mulher é claro!

Em toda a história as mulheres sofreram grande preconceito, desde sempre em muitas culturas as mulheres foram privadas de estudos, e são até hoje, a elas somente competia as prendas domésticas e agradar ao marido. Ainda hoje as mulheres lutam e brigam por seu espaço de direito, a igualdade social, política, moral e intelectual dos sexos.

Lutadoras
Brigam pelo direito de ter o direito de mandar em seus corpos, pelo direito de estudar o que quiserem, pelo direito de ganhar igual aos homens em uma empresa, pelo direito de dizer "Não quero ser mãe" sem apontarem o dedo para ela e julgarem como se fosse a coisa mais horrível a ser dita, pelo direito de dizerem "quero ter 6 filhos" sem apontarem o dedo e também dizerem coisas horríveis. Hoje as mulheres brigam pelo direito de ser mulher em sua essência e não em seu significado machista, pois ao dicionário faltou a definição mais pura e simples do que é ser mulher nessa ironia a qual vivemos: Guerreira.

Ironia pois sim, afinal é da mulher que o homem nasce, é da mulher que se alimenta, é da mulher que aprende a amar e é da mulher (ser que deveria respeitar) que desvaloriza, abusa e desrespeita.


Comentários